Existem muitas estratégias de marketing digital que podem ser implementadas em pequenas empresas. É importante que você se lembre aqui de que a sua empresa não precisa necessariamente fazer todas no começo. Busque entender quais dessas estratégias fazem mais sentido para o seu negócio e, principalmente, para o seu público.
SEO
O Search Engine Optimization ou SEO é o conjunto de técnicas que um profissional de marketing pode implementar, visando alcançar melhores resultados para o seu site ou artigo nos mecanismos de busca, como o Google.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.
O marketing de conteúdo, também conhecido como inbound marketing, vem para atender a essa tendência, transformando as informações da sua empresa em textos de blog, vídeos, infográficos, podcasts, e até mesmo memes para que o seu cliente se sinta atraído a conhecer mais sobre a sua empresa.
A ideia é que, após consumir o seu conteúdo e ficar interessado, o potencial cliente decida se tornar um lead.
E-mail marketing
O e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.
Você pode enviar newsletters sobre a sua empresa, conteúdos exclusivos, links de desconto e outras promoções em e-mails marketing. Mas, tome muito cuidado! O email marketing deve ser usado com equilíbrio e de forma estratégica. Uma boa dica aqui é utilizar plataformas de automação de e-mails marketing, onde você pode controlar toda a sua estratégia e medir resultados.
Rede social
As redes sociais se tornaram o grande território do marketing digital para pequenas empresas.
Nelas, sua empresa pode criar as mais variadas estratégias de marketing de conteúdo, divulgar links para os produtos, novidades, curiosidades e todo tipo de informação sobre a sua empresa que seja relevante para os clientes. Porém, assim como qualquer estratégia de marketing digital, as redes sociais exigem muito planejamento para serem usadas.
Primeiro, identifique em quais redes faz sentido a sua empresa estar, e foque naquelas que realmente são as mais usadas pelo seu público. Uma loja de roupas e acessórios, por exemplo, pode estar em redes como Instagram, Facebook e TikTok, que têm conteúdos mais descontraídos e bastante visuais.
Links patrocinados
Os links patrocinados são os anúncios que costumamos ver em mecanismos de busca como o Google.
Esses links funcionam como conteúdos pagos (estratégia que também pode ser usada nas redes sociais), no entanto, são feitos dentro de mecanismos de busca e podem ser uma boa estratégia para atrair mais tráfego para o seu site.
Com links patrocinados, você pode aumentar o número de visitantes da sua página, e consequentemente fazer crescer as vendas da sua empresa. Entretanto, antes de investir grandes quantias do seu orçamento em links patrocinados, é importante fazer testes e descobrir quais abordagens funcionam, melhor dependendo do seu tipo de público e do seu negócio.